Um Fundo Multimercado é um fundo de investimentos que opera com diversos tipos de ativos, tais como ações, papéis de renda fixa, moedas, derivativos e investimentos no exterior.
A principal característica desse fundo é a flexibilidade, que permite várias estratégias de gestão, o que implica a necessidade de o investidor ficar atento às regras de operação de cada estratégia adotada.
As estratégias mais comuns, de acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) são:
Estratégia Macro
Faz operações com ativos de renda fixa, renda variável, câmbio, entre outras classes, com base no cenário macroeconômico de médio e longo prazo.
Estratégia Trading
Busca aproveitar oportunidades de ganhos a partir de movimentos de preço dos ativos no curto prazo.
Estratégia Long and Short (ou Equity Hedge)
Opera com ativos de renda variável, especialmente ações, com posições compradas e vendidas, com o objetivo de obter retorno via diferença entre a rentabilidade das ações compradas e vendidas.
Estratégia Juros e Moedas
Procura retorno no longo prazo por meio de aplicações em ativos de renda fixa, permitindo operar moeda estrangeira – como dólar –, juros, bem como índices de preços.
Estratégia Livre
Pode adotar diferentes estratégias ao longo de sua existência, sem compromisso com nenhuma especificamente.
Estratégia Específica
Só pode montar estratégias de investimento específicas, incluindo ativos como commodities.
Regulamento | Informações Essenciais
Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado – Crédito Privado, sob forma de condomínio aberto, com prazo de resgate de 30 dias.
Regulamento | Informações Essenciais
Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado – Crédito Privado, sob forma de condomínio aberto, com prazo de resgate de 90 dias.
Regulamento | Informações Essenciais
Fundo estruturado sob a forma de condomínio aberto, multissetorial e com prazo de 10 (dez) anos, podendo ser prorrogado.